Na escola a interação entre os lanches é tão importante e divertida para os seus pequenos que vocês nem imaginam, varie nos ingredientes, use e abuse das cores que os legumes, verduras e as frutas oferecem, simmmm eu disse verduras e legumes. O lanche escolar pode conter tudo, eu disse tudo aquilo que for saudável e que fizer bem a saúde do seu filho (e, diga-se de passagem, a sua também), evite produtos industrializados como sucos, achocolatados, bolinhos prontos, salgadinhos, embutidos, balas, refrigerantes, bolachas recheadas etc., o objetivo é “desembalar menos e descascar mais”.
A escola é um valioso ambiente de aprendizado exercendo vários aspectos inclusive no que se refere a alimentação, a socialização, o desenvolvimento motoro, desempenho escolar, afeto, memória alimentar afetiva, individualidade, respeito, cultura e autonomia.
E quando as aulas começam muitas famílias se deparam com a dificuldade de pensar diariamente em opções de lanches saudáveis. É importante que se observe que na infância a criança come o que os adultos oferecem e principalmente o que eles veem a família comendo, até porque eles não preparam sozinhos seus alimentos e estão na fase em que se espelham e repetem aquilo que vê em casa. Se na sua casa tiver mais refrigerante e bolachas recheadas do que frutas e verduras, será difícil para essa criança a escolha pelo saudável não é mesmo?
Mas é muito mais simples do que parece. Basta acrescentar 1 item de cada grupo abaixo. Segue alguns exemplos na tabela abaixo:
Quem preparou tudo isso pra gente foi a incrível nutricionista Cintia Eufrauzino.